segunda-feira, 6 de abril de 2015

Ronaldo ressuscitou com 5 golos. É obra!

Desde que ganhou pela terceira vez o título de melhor futebolista do mundo que Ronaldo não justificava essa distinção com golos, quer na sua equipa do Real Madrid, quer na selecção nacional portuguesa. Havia alguma preocupação com esse facto que para alguns prenunciava o princípio do fim de uma notável carreira mas que outros, simplesmente, atribuiam à instabilidade emocional do atleta provocada pela sua separação da modelo russa Irina Shaik. Até que ontem, talvez por ser domingo de Páscoa, o homem ressuscitou num jogo para a Liga BBVA, em que a sua equipa defrontou o Granada CF e venceu por números que já não se usam (9-1). Ronaldo marcou 5 golos, coisa que fez pela primeira vez na sua carreira.
Todos ficamos satisfeitos com a performance desse homem que, no quadro das culturas mediáticas contemporâneas, é o mais famoso português de todos os tempos e, certamente, o único que tem notoriedade universal. Alguns jornais portugueses e espanhóis, sobretudo os jornais desportivos, destacaram em primeira página os cinco golos de Ronaldo, um feito que é conhecido na gíria futebolística espanhola como manita, mas esse destaque não surpreende. O que surpreendeu foi o que fez um jornal indiano, ao destacar esse feito num país em que o futebol ainda não é um acontecimento desportivo de primeiro plano.
O Hindustan Times, um diário que tem edições em 8 cidades indianas e cerca de 3,5 milhões de leitores, decidiu vender uma parte do seu título (substituindo hindustan times por hindustan is good) e uma boa parte do seu espaço de primeira página com um anúncio das motocicletas da Honda, mas também destacou os cinco golos de Ronaldo como a principal notícia do dia, escolhendo o título Five-star Ronaldo. A capa do jornal ficou graficamente desfigurada com estas combinações, mas o marketing é assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário