sábado, 11 de abril de 2015

Sucesso da indústria aeronáutica francesa

Diversos jornais franceses, como acontece com Le Figaro, anunciam hoje que a Índia encomendou 36 aviões Rafale à França, durante a visita oficial que o Primeiro-Ministro Narendra Modi fez a Paris. Em Fevereiro passado, tinha sido assegurada a venda de 24 unidades do mesmo avião ao Egipto por 5 mil milhões de euros e, desta forma, em pouco tempo a França concretiza a primeira venda deste avião para o estrangeiro com duas encomendas. A economia francesa anima-se e a imprensa faz eco desse entusiasmo.
O Rafale é um caça polivalente de amplo raio de acção, de dupla propulsão e com asa em delta, podendo ter várias versões. Foi concebido pela Dassault Aviation e entrou ao serviço em 2000. Porém, até agora só a Força Aérea e a Marinha francesas tinham adquirido este avião para o seu serviço, dispondo respectivamente de 42 e 26 unidades, embora estejam encomendadas mais 120 aviões. Porém, apesar das suas reconhecidas capacidades operacionais, o Rafale ainda não se tinha imposto no mercado internacional porque a concorrência é muito forte neste sector, com propostas americanas, russas, chinesas, suecas e de vários consórcios europeus.
Actualmente, sabe-se que a Índia mantém conversações para formar uma parceria com a Dassault Aviation e para construir os aviões Rafale na própria Índia, havendo também negociações com os Emirados Árabes Unidos para equipar a sua Força Aérea.
Se faltasse alguma coisa para confirmar que o mundo está cada vez mais inseguro, aqui está esta notícia do sucesso da indústria aeronáutica francesa e da corrida que alguns países vêm fazendo aos aviões de combate, casos do Egipto e da Índia, apesar de terem outros problemas internos graves para resolver. Ou, como diria o Papa Francisco, esta economia mata!

Sem comentários:

Enviar um comentário