sábado, 25 de abril de 2015

Viva o 25 de Abril de todos os anos

Cartaz das comemorações do 25 de Abril em Pombal
Hoje comemora-se o 25 de Abril! Esta data celebra um facto importante da nossa História de quase nove séculos, porque assinala o fim de um regime opressivo, autoritário e retrógrado, que mandava os jovens para a guerra, os pobres para a emigração e os adversários para a cadeia. Esta data também festeja a liberdade, o regime democrático, a independência dos povos irmãos e a nossa entrada numa Europa que, então, era um espaço de fartura e de solidariedade. Um pouco por todo o país o 25 de Abril é celebrado das mais variadas formas, dando origem a expressivos cartazes e a muitas iniciativas com grande participação popular. As autarquias e as organizações associativas destacam-se no patrocínio dessas celebrações, mas basta ler os jornais de hoje para se ver a indiferença com essa data é por eles ignorada. Apenas uma ou outra tímida referência, sem que haja qualquer preocupação de passar para a opinião pública, sobretudo a mais jovem, qualquer mensagem que contribua para a avivar a nossa memória sobre esse dia da liberdade. De resto, os jornais seguem a linha do próprio governo, pois nada dizem, nem nada fazem, sobre esta tão importante data. Não admira, portanto, que o discurso governamental seja centrado na propaganda, no auto-elogio, na manipulação dos números e até no presunto de Barrancos, sem ter uma palavra ou uma linha de acção que incentive quaisquer sentimentos de orgulho e de reforço da identidade nacional. É caso para dizer que o Miguel Relvas faz falta, porque ao menos tentava cantar o Grândola Vila Morena...
No meio das preocupações e das trapalhadas por que passamos, com o navio desgovernado e sem que se veja um rumo para nos levar a bom porto, ao menos que possamos continuar a festejar o 25 de Abril. Sempre.

2 comentários:

  1. Sempre!
    A propósito do navio desgovernado, já alguém dizia: "Para quem não sabe para onde vai, não há vento favorável que o ajude".

    ResponderEliminar