terça-feira, 26 de maio de 2015

Lisboa capital mundial da vela oceânica

Volvo Ocean Race, Lisboa, 2012
Nas próximas horas chegam a Lisboa e atracarão na doca de Pedrouços os seis iates que ainda estão a disputar a Volvo Ocean Race, que é a maior competição de vela oceânica e que também é considerada um dos cinco maiores acontecimentos desportivos do mundo.
Esta sétima etapa que liga Newport a Lisboa tem uma extensão de 2.800 milhas, assinala o regresso à Europa e conclui as etapas-maratona que, até agora, fizeram com que os participantes já tivessem navegado mais de 36 mil milhas. Durante cerca de duas semanas, o porto de Lisboa e os portugueses vão ter a possibilidade de conviver com um evento de grande prestígio internacional que vai levar o nosso país às televisões de todo o mundo e que é um contributo para a nossa afirmação como um país marítimo e Lisboa como uma capital do mar, coisa que muitos dos nossos dirigentes políticos continuam sem perceber.
A Câmara Municipal de Lisboa está de parabéns por ter assegurado que esta competição escalasse Lisboa não só nesta edição, mas também na que se realizará em 2017-2018. Houve quem discordasse do “enorme custo” deste apoio, calculado em 4 milhões de euros repartidos por diversas entidades, mas o facto é que se trata de uma decisão muito feliz. Em 2012 este evento e a animação que lhe está associada – concertos, exposições, feiras, passatempos e actividades diversas – foram visitados por 220 mil pessoas e terá gerado um volume de negócios da ordem dos 30 milhões de euros. Este ano espera-se muito mais. Portanto, que ninguém perca esta oportunidade de ver estes fórmula 1 dos mares, não só na doca de Pedrouços mas também nas provas pro-am que servem de treino à frota em competição e podem ser vistas a partir do “anfiteatro natural que são as margens do Tejo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário