sexta-feira, 15 de maio de 2015

O desporto náutico em festa na Bretanha

Esta semana está a decorrer no golfo de Morbihan, nas costas francesas da Bretanha, a Semaine du Golfe, um evento que é hoje destacado pelo diário Le Télégramme de Lorient. 
O golfo de Morbihan fica localizado nas proximidades da cidade de Vannes e a cerca de 68 km da cidade de Lorient. É um pequeno mar interior com um comprimento de 20 km por 15 km de largura, muito recortado e com muitas ilhas e ilhotas, dizendo-se na Bretanha que “o golfo tem tantas ilhas como dias tem o ano”. No seu interior ocorrem marés de grande amplitude e fortes correntes, o que exige muito cuidado na navegação, mas a beleza das suas margens e o seu interesse histórico e ambiental tornaram-no uma atracção turística, sobretudo para os desportistas náuticos das cerca de duas dezenas de localidades localizadas na orla do golfo.
Esta semana decorre a oitava Semaine du Golfe que é uma grande festa e que vai reunir mais de mil embarcações dos mais diversos tipos com mais de 4 mil tripulantes, que todos os dias vão navegar de povoação para povoação, de cais para fundeadouro, de espectáculo para concerto, de festa para festa. Cada uma dessas povoações terá o seu programa de animação cultural específico, onde se destacam as ofertas gastronómica e musical marcadamente celtas, até porque se trata de uma importante região da Bretanha.
As características do golfo de Morbihan são excelentes, mas o facto é que também há quem as aproveite para potenciar a dinamização económica e cultural da região.

Sem comentários:

Enviar um comentário