sábado, 9 de maio de 2015

O Reino Unido é o exemplo da Democracia

Ontem celebrou-se o 70º aniversário da captura de Berlim pelas tropas soviéticas e polacas e a rendição incondicional da Alemanha, quando os exércitos aliados também já tinham penetrado no território alemão. A efeméride foi comemorada em diversas capitais e, em Londres, teve a presença dos seus líderes políticos, respectivamente David Cameron (Primeiro-ministro e líder dos Conservadores), Nick Clegg (líder dos Liberais Democratas que ainda está coligado com os Conservadores) e Ed Miliband (líder dos Trabalhistas).
Na véspera tinham-se realizado as eleições legislativas no Reino Unido e os resultados surpreenderam a opinião pública, os analistas e até as próprias sondagens. Os Conservadores obtiveram 36,9% dos votos mas elegeram 331 deputados, o que lhes dá a maioria absoluta e torna dispensável a aliança que têm mantido com os Liberais Democratas que apenas elegeram 8 deputados, enquanto os Trabalhistas obtiveram 30,4% dos votos, o que só lhes garantiu 232 deputados.
Entre as diversas consequências destas eleições está o facto do Partido Nacional Escocês ter eleito 56 deputados nas 59 circunscrições eleitorais escocesas, o que de certa forma reabre a questão da independência da Escócia, mas também o facto de David Cameron ter prometido para 2017 um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, isto, os britânicos ficaram com duas enormes “bombas” que ameaçam explodir.
Uma outra consequência destas eleições foi a demissão dos grandes derrotados do dia 7, respectivamente Ed Miliband e de Nick Clegg. Porém, no dia seguinte, numa postura democrática que no nosso país seria improvável, eles estiveram lado a lado com David Cameron, nas cerimónias da celebração do fim da guerra na Europa. A fotografia que ilustra a edição de hoje do The Times regista esse acontecimento e simboliza o elevado valor da Democracia no Reino Unido.
Era bem bom que aqui também se vivesse uma Democracia como estas.

Sem comentários:

Enviar um comentário