sexta-feira, 29 de maio de 2015

O vendaval na FIFA e outros escândalos

É uma grande notícia, daquelas de que a comunicação social tanto gosta, mas que muita cumplicidade calou durante muitos anos, sabe-se lá porquê. Por todo o mundo não se fala noutra coisa e até foram esquecidos os grandes problemas com que se debate a Humanidade. Os jornais internacionais e as cadeias de televisão a que temos acesso não param de nos informar, de nos explicar e de nos descrever o que se está a passar na Fédération Internationale de Football Association, a organização que governa o futebol mundial e que é conhecida pela sigla FIFA. Ontem, no seu telejornal das 20 horas, a RTP dedicou-lhe os primeiros 16 minutos! Há uma guerra aberta de contornos políticos e económicos à volta deste vendaval e, entre outros, até Putin e Cameron já tomaram posição, enquanto os grandes patrocinadores como a Coca Cola, a Visa e a Adidas ameaçam desligar-se do futebol. 
Hoje o Le Monde fala do escândalo e da risco de implosão da FIFA. Aconteceu que, a pedido das autoridades americanas e na sequência de uma investigação que decorria há 12 anos, a polícia de Zurique deteve sete dirigentes da FIFA acusados de participar numa rede de corrupção instalada no mundo do futebol e dela beneficiar directamente, através de subornos, chantagens, fraude fiscal e lavagem de dinheiro. Esta rede terá actuado ao longo de mais de duas dezenas de anos e o valor calculado da fraude poderá atingir 150 milhões de dólares.
O Presidente da FIFA está, até agora, ilibado neste processo. É um cidadão suíço de 79 anos de idade chamado Joseph Blatter, que governa a organização desde 1998 e que hoje mesmo se apresenta para ser eleito para um 5º mandato. O homem não sabia de nada, mas já disse que não podia controlar tudo e que está certo de que se seguirão outras más notícias. É bem curiosa esta nova moda em que aqueles que mandam não assumem as suas responsabilidades pelo que se passa nas organizações ou serviços que tutelam, seja aqui seja lá fora, seja na nossa Autoridade Tributária, seja na FIFA. Antigamente, as pessoas eram mais verticais, tinham vergonha e demitiam-se. 

Sem comentários:

Enviar um comentário