segunda-feira, 18 de maio de 2015

Políticos pobres… com esposas ricas

A transparência política é cada vez mais uma exigência das sociedades democráticas e obriga os governos, os governantes e os políticos em geral a prestar contas pelos actos que praticam, especialmente o cumprimento da lei, o uso de dinheiros públicos e a prevenção de fenómenos de corrupção sob as suas diversas formas. Os cidadãos exigem conhecer com detalhe os fundamentos das decisões governamentais, das administrações públicas e das autarquias e querem conhecer as motivações para a escolha de uma determinada decisão face a outras alternativas, bem como a “origem” dos fundos e a forma da sua “aplicação”. No entanto, nos tempos de sensacionalismo informativo que a sociedade atravessa, é preciso que haja um equilíbrio entre o que deve ser informado e o que não deve ser informado publicamente mas, no caso dos agentes políticos, também entre o dever de informar o público sobre as actividades dos políticos, que não pode ultrapassar o seu direito à privacidade e bom nome.
Estas considerações são válidas para Portugal, mas também para outros países, como por exemplo para o México, países onde os detentores de cargos públicos fazem declarações de interesses e de rendimentos. O diário Excelsior revela hoje que, de acordo com as declarações patrimoniais de 230 políticos mexicanos oficialmente divulgadas na internet, a maioria dos políticos mexicanos são pobres mas que, em contrapartida, as suas cônjuges são donas de avultadas fortunas familiares, com muitas propriedades rústicas e urbanas, aviões e casas nos Estados Unidos, mas que embora não tenham trabalho nem rendimento, se dedicam frequentemente a actividades altruistas. Temos que reconhecer que os políticos mexicanos têm sorte com os casamentos... 
Era curioso saber se, nestes assuntos, somos ou não somos parecidos com o México, se somos ou não somos transparentes ou, então, saber porque andam tão distraídos os jornalistas e os operadores da justiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário