sábado, 2 de maio de 2015

Uma gigantesca máquina de propaganda

Hoje é o grande dia em que o americano Floyd Mayweather e o filipino Manny Pacquiao vão medir forças no MGM Grand Garden Arena em Las Vegas, naquele que não é chamado o combate da década, mas que já é considerado o combate do século. É, obviamente, um exagero à americana.
O USA Today diz hoje que o combate desta noite vai eclipsar tudo e, embora se trate de um exagero da máquina de propaganda montada, o facto é que a imprensa americana e inglesa destacam este acontecimento que, mais do que um evento desportivo, é um grande negócio que assegura receitas de muitos milhões de dólares em patrocínios, publicidade e direitos televisivos. Nunca a história do boxe gerou tanta expectativa e nunca tantos milhões de dólares estiveram em jogo, como acontece esta noite em Las Vegas mas, de certa forma, a América e os americanos vivem disto.
Cada um dos pugilistas pesa apenas 67 quilos e as suas estaturas são normais – 1,69 metros de altura para o filipino e 1, 73 metros para o americano – mas ambos já entraram na lenda do boxe ao lado dos mais famosos como Mohamed Ali, George Foreman ou Mike Tyson.
Muitos comentadores consideram que não vai ser um combate entre dois desportistas que procuram a vitória e em que, à boa maneira do boxe, cada um procura “acabar com o adversário”, mas que será uma luta entre dois indivíduos mais preocupados com o dinheiro que poderão ganhar com este combate. Muita gente fala em resultado arranjado porque este combate só tem sentido se criar motivação para novos combates, para novas desforras e para gerar novos negócios neste mundo em que o desporto, a publicidade e o dinheiro se misturam.  Há 150 países vão acompanhar este espectáculo pela televisão, mas o facto é que Floyd Mayweather nunca perdeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário