quarta-feira, 10 de junho de 2015

Foi apenas música no coração

A generalidade da imprensa internacional de referência ilustrou as suas edições de ontem com uma fotografia alusiva à reunião do G7 – Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Japão, Reino Unido, Itália e França – que se realizou em Elmau, nos  Alpes da Baviera. Essa fotografia mostra Angela Merkel e Barack Obama a conversar descontraidamente num cenário campestre que tem como pano de fundo as montanhas alpinas ainda cobertas de neve. Muitos dos relatos e das legendas que acompanharam essa fotografia na imprensa internacional aludiam à semelhança com o cenário do filme “Música no coração”, rodado em 1965 sob a direcção de Robert Wise e tendo Julie Andrews como protagonista.
Sabe-se pouco a respeito dos assuntos tratados nestas reuniões do G7, mas parece que as preocupações se centraram nos problemas financeiros da Grécia e no nervosismo por que passam os seus credores, na forte crítica ao envolvimento russo no separatismo ucraniano e, ainda, no problema das alterações climáticas. A ter sido assim, significa que os sete países mais industrializados do mundo estiveram reunidos para que alguns deles tratassem das suas agendas próprias, enquanto outros se limitaram a fazer-lhes companhia. A ter sido assim, os mais preocupantes problemas mundiais da actualidade não foram tratados na reunião, caso da fome e da desigualdade no mundo, do terrorismo, do declínio demográfico da Europa, da proliferação de guerras e da instabilidade no Médio Oriente, da ameaça jihadista e das maciças migrações do Mediterrâneo e do Sueste asiático, entre tantos outros problemas que afligem o mundo.
A fotografia de Obama e Merkel que se tornou famosa, parece traduzir o que realmente se passou em Elmau, isto é, um encontro cordial de amigos que se limitou a ameaçar a Grécia e a insistir nas sanções à Rússia ou, como foi escrito, não foi mais do que música no coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário