quinta-feira, 25 de junho de 2015

Moçambique: 40 anos de independência

Lourenço Marques, Estádio da Machava, 25 de Julho de 1975
Foi há 40 anos que, numa noite de chuva torrencial, um marinheiro português arriou a bandeira nacional no Estádio da Machava na cidade de Lourenço Marques,  sendo içada depois a bandeira da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo). Passados 477 anos sobre os primeiros contactos de Vasco da Gama com a “terra da boa gente” (Inhambane) e com o “rio dos bons sinais” (Quelimane), estava consumada a independência da República Popular de Moçambique.
A guerra em Moçambique que tantos de nós conhecemos, tinha sido muito dura, mas não foi longa. O dia 25 de Setembro de 1964 é considerado como a data de início da luta armada de libertação nacional com o ataque ao posto administrativo do Chai (província de Cabo Delgado) e o dia 7 de Setembro de 1974 é considerado como a data do fim da guerra com a assinatura em Lusaca de um acordo de cessar-fogo.
No dia 12 de Setembro de 1974 chegou a Moçambique o novo Alto-Comissário Vítor Crespo como representante da soberania portuguesa e, poucos dias depois, foi formado um Governo de Transição chefiado por Joaquim Chissano, que incluia ministros designados por Portugal e por Moçambique. A formalização da independência ficou acordada para o dia 25 de Junho de 1975, a data do 13º aniversário da fundação da Frelimo.
E assim sucedeu. A cerimónia de declaração da independência moçambicana realizou-se no Estádio da Machava na data prevista, com toda a dignidade e com a presença das autoridades portuguesas, como o Alto-Comissário, o Primeiro-Ministro de Portugal e os responsáveis máximos dos partidos políticos portugueses de então (Mário Soares pelo PS, Magalhães Mota pelo PPD, Álvaro Cunhal pelo PCP e Pereira de Moura pelo MDP/CDE). Samora Machel, o Presidente da Frelimo e futuro Primeiro-Ministro de Moçambique, fez então uma declaração, entusiasticamente recebida pela população:
“Moçambicanas! Moçambicanos! Operários! Camponeses! Combatentes! Povo Moçambicano! Em vosso nome, às zero horas de hoje, 25 de Junho de 1975, o Comité Central da Frelimo proclama solenemente a independência total e completa de Moçambique e a sua constituição como República Popular de Moçambique”.
Assim se iniciou a nova vida de Moçambique que, 40 anos depois, aqui se evoca!

Sem comentários:

Enviar um comentário