sábado, 27 de junho de 2015

Jorge Sampaio foi distinguido pela ONU

Um comité de selecção das Nações Unidas decidiu atribuir ao antigo Presidente Jorge Sampaio e à médica namibiana Helena Ndume o The 2015 United Nations Nelson Rolihlahla Mandela Prize, um prémio atribuído pela Assembleia Geral da ONU apenas de cinco em cinco anos para distinguir duas personalidades, uma masculina e outra feminina de diferentes continentes, que "dedicaram as suas vidas ao serviço da Humanidade, promovendo as finalidades e os princípios das Nações Unidas". O prémio foi estabelecido em 2014 e foi atribuído este ano pela primeira vez.
A vida política de Jorge Sampaio é exemplar, desde os seus tempos de dirigente estudantil em que lutou contra a ditadura do Estado Novo, até aos seus tempos pós-presidenciais em que foi designado como o Alto Representante da ONU para a Aliança entre Civilizações, por nomeação directa do Secretário-geral da ONU. Entre essas duas balizas da sua vida política, Jorge Sampaio foi Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Presidente da República, tendo apoiado muitas causas de grande relevância internacional como a independência de Timor-Leste e, mais recentemente, a chamada Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios.
É, naturalmente, uma distinção de grande prestígio para Jorge Sampaio e para o nosso país que muito nos devia orgulhar, mas os nossos jornais e as nossas televisões quase não falaram neste assunto. A notícia não mereceu uma primeira página de jornal, nem tão pouco uma abertura de telejornal. Uma tristeza! Um exemplo da mediocridade e do sectarismo que tomou conta da comunicação social portuguesa.
Homens como este são raros e deviam ser mostrados à sociedade como um exemplo, num tempo em que faltam referenciais de altruísmo, de generosidade e de ética no serviço público. E fico-me por aqui...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário