sábado, 22 de agosto de 2015

Se nunca viu uma festa, vá a Campo Maior

Começam hoje em Campo Maior as mais famosas festas das ruas floridas que se realizam em Portugal, com mais de uma centena de ruas decoradas com flores de papel e outros ornamentos feitos pelos moradores de cada rua com papel e cartão. Para além da sua afirmação como símbolo maior da arte popular portuguesa, as Festas do Povo de Campo Maior representam o resultado de um enorme esforço colectivo e de um dedicado envolvimento dos campomaiorenses durante muitos meses de trabalho, de que resulta sempre um surpreendente espectáculo de arte, de cor e de imaginação. As festas não têm peridiocidade regular e realizam-se “quando o povo decide”, pelo que a festa de 2015 acontece depois das festas de 2004 e 2011, sendo sempre um acontecimento imperdível que, apenas numa semana, fará convergir para a pequena vila de Campo Maior cerca de um milhão de visitantes de ambos os lados da fronteira. Por isso, se nunca viu uma festa das flores das várias que se realizam no Alentejo, decida-se e vá a Campo Maior.
Porém, uma deslocação a Campo Maior durante as festas obriga a um planeamento muito rigoroso da visita para evitar as horas das grandes enchentes e do excesso de calor, mas há ter "coragem" e ter presente que nunca se sabe quando é que as festas se voltam a realizar e que, nessas condições, a oportunidade deste ano não pode ser desperdiçada. Por vezes, as visitas complicam-se, pois há algumas “personalidades” que gostam de se exibir nestes dias e nestes locais, entopindo a vila com os seus carros, as suas comitivas e os seus seguranças protectores, o que perturba seriamente o visitante comum. Não há bela sem senão, como diria a minha avó...
Pela sua estética artística e forte tradição popular os campomaiorenses têm a legítima aspiração de ver consagradas as suas Festas do Povo como Património Cultural Imaterial da Humanidade. A candidatura a ser apresentada à UNESCO já está em preparação e os mais optimistas apostam que a classificação ocorrerá até 2017. Se eu tivesse direito a voto, obviamente que votava sim.

Sem comentários:

Enviar um comentário