terça-feira, 4 de agosto de 2015

Uma tempestade perfeita ameaça o Brasil

O Brasil não é só um grande país, mas é também um familiar que nos é próximo ou mesmo um irmão que o mar oceano mantém separado de nós. Entre o Brasil e Portugal há um passado e uma herança comuns que incluem Cabral e Pero Vaz de Caminha, mas também Estácio de Sá, o Padre António Vieira, o Tiradentes, Pedro de Bragança, José Bonifácio e Machado de Assis. O Brasil tem um destacado lugar na nossa árvore genealógica e na nossa matriz cultural, no nosso imaginário histórico e nos afectos mais profundos da alma lusitana, não só através da língua comum, mas também através de muitos factores de identidade cultural visíveis no património das suas cidades históricas. 1808, 1822 e 1889 não são apenas títulos de livros de Laurentino Gomes, mas são datas importantes da nossa vivência comum.
Há milhares de brasileiros que escolheram esta margem do Atlântico para viver, mas também há milhares de portugueses que se acolhem no grande Brasil. Do Brasil vieram a boa música, o futebol artístico, as novelas, a feijoada e a caipirinha. Se nós somos o Brasil da Europa, o Brasil bem pode ser um Portugal dos trópicos.
Hoje o Brasil vive dias difíceis e os indicadores da sua economia apontam para uma recessão prolongada, com excessos na despesa pública e um enorme descontrolo da inflação. O crescimento económico estagnou e o mesmo acontece com o investimento estrangeiro. A incerteza no futuro é grande e há uma enorme desconfiança nos governantes. Dilma Rousseff e o seu governo têm inacreditáveis índices de popularidade. As desigualdades sociais acentuam-se. Os brasileiros já sentem dificuldades no seu quotidiano com o aumento do custo de vida, o crescente desemprego e o número cada vez maior de empresas e famílias insolventes, mas não vêem saída fácil para este quadro. A somar a todas estas situações, há o mensalão, o petrolão e, agora, o lava-jacto. Como titula a revista Veja, o Brasil enfrenta uma tempestade perfeita. Os países, tal como as pessoas, atravessam bons e maus momentos. É a vida. Aqui em Portugal bem sabemos o que são bons e maus momentos económicos e o que são políticos medíocres e incapazes e, por isso, estamos certos que os brasileiros se saberão defender e que vão ultrapassar a tempestade perfeita que ameaça o seu país.

Sem comentários:

Enviar um comentário