sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A pressão internacional sobre os catalães

Aproxima-se o dia 27 de Setembro em que se vão realizar as eleições regionais na Catalunha e em que, mais importante do que escolher o novo Parlamento e o futuro Chefe do Governo, os catalães vão expressar a sua vontade quanto à sua independência e à separação da Espanha. De acordo com o que se vai lendo na imprensa espanhola, em que uma parte está alinhada com o soberanismo catalão e outra parte com o centralismo madrilista, as intenções de voto nas duas correntes estão muito próximas e o resultado eleitoral é imprevisível.
Porém, a diplomacia espanhola tem estado muito activa e até Filipe VI visitou Barack Obama, sucedendo-se declarações dos maiores líderes ocidentais, como salientou na sua primeira página o diário conservador ABC, um dos periódicos que mais tem atemorizado os catalães com os riscos da sua deriva independentista. Ontem, o jornal juntou declarações de Barack Obama - “queremos uma Espanha forte unida”, Angela Merkel – “há que respeitar a legalidade internacional”, David Cameron - “quem se separa já não faz parte da União Europeia”, François Hollande – “desejamos uma Espanha forte e unida como agora” e Jean-Claude Juncker - “a Europa não aceita uma Catalunha independente”.
Não é habitual um jornal tomar uma posição editorial tão afastada da neutralidade, da verdade, do rigor, da isenção e da independência, que devem ser as normas jornalísticas por excelência. Porém, neste caso e como diria o nosso Luís de Camões, “cesse tudo o que a musa antiga canta, que outro poder mais alto se alevanta”... Além disso, o jornal é frontal no seu posicionamento, não engana, não insinua, não usa a manha e não vende gato por lebre.

Sem comentários:

Enviar um comentário