quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Isabel II, o mais longo reinado britânico

A rainha Isabel II, cujo título oficial completo é Sua Majestade Elizabeth Alexandra Mary Segunda, com a Graça de Deus, da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte e territórios de Além Mar, Rainha da Comunidade Britânica e Defensora da Fé, torna-se hoje a monarca com o mais longo reinado da história britânica, ultrapassando o recorde da rainha Victoria, a sua trisavó, sendo esse facto assinalado por diversos jornais, como por exemplo The Daily Telegraph.
A rainha Victoria nasceu em 1819 e faleceu em 1901, tendo o seu reinado durado 63 anos e 7 meses e ficado conhecido como a era victoriana, que foi um período de grande mudança industrial, cultural, política, científica e militar na Grã-Bretanha, marcando a expansão e a hegemonia global do Império Britânico. Teve nove filhos e quarenta e dois netos que, através do casamento com membros de outras famílias reais e da nobreza europeia, a tornaram um referencial familiar para a Europa e lhe valeram a alcunha de “a avó da Europa”. Os maridos da rainha Victoria (Francisco Alberto) e da rainha D. Maria II de Portugal (Fernando) eram primos e membros da Casa de Saxe-Coburgo Gota, isto é, as casas reais inglesa (Windsor) e portuguesa (Bragança) tinham relações familiares.
À rainha Victoria sucederam Eduardo VII, Jorge V, Eduardo VIII, Jorge VI e Isabel II. A rainha Isabel II iniciou o seu reinado em 1952 e hoje é a rainha do Reino Unido e de quinze outros estados independentes, além de chefe da Commonwealth, que é constituída por 53 estados. Os seus biógrafos afirmam que ela conheceu 6 Papas, 10 Presidentes dos Estados Unidos e 12 Primeiros-Ministros britânicos.
Para quem não é monárquico e conhece muitas das mal-feitorias feitas pelos ingleses ao seu velho aliado lusitano, a longevidade da monarca não mereceria especial destaque, mas o seu serviço voluntário como simples motorista do Auxiliary Territorial Service durante a II Guerra Mundial e sob os bombardeamentos aéreos de Londres, foi um acto de coragem que sempre mereceu a nossa admiração.

Sem comentários:

Enviar um comentário