sábado, 12 de setembro de 2015

Sim ou não à independência da Catalunha

A Catalunha celebrou ontem a sua Festa Nacional, habitualmente conhecida como Diada Nacional de Catalunya, ou simplesmente Diada. A habitual festa popular que assinala a data mobilizou cerca de um milhão e meio de pessoas, tendo-se transformado numa monumental manifestação de apoio à independência da Catalunha e ocupado a grande Avenida Meridiana em Barcelona, como hoje mostra a primeira página do La Vanguardia.
O ideal independentista catalão está relacionado com o dia 11 de Setembro de 1714 quando,  depois de um cerco que durou 14 meses, a cidade de Barcelona caiu perante um exército de 40 mil homens. A queda de Barcelona determinou o fim da guerra da Sucessão (1702-1714) que tinha confrontado a Catalunha e Aragão com Castela, no contexto de um conflito à escala europeia que se tornara,  também, uma guerra civil em Espanha. Pouco tempo depois foram abolidas as instituições catalãs e iniciou-se um processo repressivo e de imposição do centralismo castelhano que durou até ao fim do franquismo. Porém, o orgulho catalão não desapareceu. Com a restauração da Monarquia e da Democracia foram restauradas as autonomias espanholas e a Catalunha recuperou as suas instituições e, sobretudo, o seu ideal independentista.
Nos últimos anos os partidos independentistas que recusam o centralismo e defendem a separação da Catalunha da Espanha ganharam muitos adeptos. Depois do governo de Madrid ter recusado às autoridades catalãs o direito de organizar um referendo como fez a Escócia, o governo da Catalunha forçou a realização de eleições regionais antecipadas para o próximo dia 27 de Setembro. As sondagens apontam para uma elevada probabilidade de vitória das forças independentistas, o que pode significar o início de um processo de separação ou mesmo de uma declaração unilateral de independência. Faltam apenas duas semanas para que as eleições catalãs se possam transformar numa autêntica e imprevisível caixa de Pandora. Ontem a Diada foi um acontecimento mobilizador. 

Sem comentários:

Enviar um comentário