terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A Venezuela cansou-se do chavismo

As eleições legislativas venezuelanas realizadas no passado domingo tiveram um resultado que, não sendo inesperado surpreendeu, porque depois de 16 anos no poder, o chavismo foi derrotado.
As eleições realizaram-se num quadro de dificuldades económicas devidas à quebra da receita do petróleo e num ambiente de grande perturbação nacional e de quase revolta popular, com uma enorme escassez de alimentos e de medicamentos no mercado, com altas taxas de inflação, com perseguições políticas, muita insegurança e raptos e atentados. O eleitorado polarizou-se em torno de duas grandes coligações: de um lado o GPP ou Gran Polo Patriótico Simón Bolívar, liderado por Nicolas Maduro, o actual presidente da República Bolivariana da Venezuela e herdeiro político de Hugo Chavez e, do outro, o MUD ou Mesa de la Unidad Democratica liderado por Henrique Capriles. Embora se tratasse de duas grandes coligações, cada uma delas com um largo leque de partidos e movimentos, o GPP era classificado de centro-esquerda, enquanto o MUD era classificado de centro-direita. Os quase vinte milhões de eleitores deram a vitória ao MUD, o que aconteceu pela primeira vez em 16 anos. Nicolas Maduro reconheceu a derrota e afirmou que venceu a paz.  Depois de novos ventos em Cuba, de mudanças na Argentina e de ambiente tenso no Brasil, está em curso a mudança na Venezuela.
As eleições venezuelanas têm uma grande importância para Portugal, porque depois do Brasil, a Venezuela é o segundo país da América Latina com mais emigrantes portugueses. Os números oficiais apontam para cerca de quinhentos mil, embora os luso-descendentes possam ultrapassar um milhão. Por isso, tudo o que acontece na Venezuela interessa aos portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário