domingo, 20 de dezembro de 2015

Goa e a sua enorme paixão pelo futebol

Até meados dos anos oitenta, o mais antigo jornal de Goa era O Heraldo, que se publicava em português desde 1900, mas que por razões comerciais decidiu adoptar o inglês e suprimir a letra O do início e do fim do seu nome, ficando simplesmente oHeraldo, o que deixa uma certa margem recordatória de outros tempos.
Há vários jornais diários em Goa, uns em inglês, outros em marata e outros em concanim, cada qual com os seus públicos específicos, mas o oHeraldo é o jornal dos católicos e da cada vez mais reduzida memória portuguesa. A edição de hoje do oHeraldo dedica a sua primeira página à final da Indian Super League entre as equipas do FC Goa e do Chennaiyin FC, que hoje se disputa às 18 horas e 50 minutos na cidade de Margão, no Jawarharlal Nehru Stadium, mais conhecido como Fatorda. O pequeno Estado de Goa com pouco mais de um milhão de habitantes “defronta” o Estado de Tamil Nandu com setenta milhões de habitantes e a sua poderosa capital Chennai, a antiga cidade de Madrasta dos ingleses. Será David contra Golias, porque o poder do dinheiro também já domina o futebol indiano.
É uma prática corrente na Índia que a primeira página dos jornais seja ocupada por um anúncio publicitário, mas não é costume que esse anúncio trate do futebol, até porque o futebol ainda não tem a popularidade nacional do cricket. O Estado de Goa é a excepção. O futebol domina a paixão e o interesse desportivo dos goeses e essa é, certamente, uma herança cultural portuguesa dos tempos do Sporting de Goa, do Benfica de Mapuça e dos relatos dominicais da Emissora Nacional.
Hoje na equipa do FC Goa treinada pelo brasileiro Zico, jogarão alguns cidadãos indianos de origem goesa cujos nomes nos recordam um passado recente de convívio cultural entre Goa e Portugal, como Joaquim Abranches, Luís Xavier Barreto, Romeu Fernandes, Nicolau Colaço, Keenan Almeida ou Victorino Fernandes. Se a equipa de Goa hoje ganhar, os goeses e os seus milhares de familiares e amigos que vieram de todo o mundo para passar o Natal em Goa, vão fazer uma grande festa e a circulação automóvel nos 35 quilómetros da Edapally-Panvel Hwy entre Margão e Pangim vai estar pouco recomendável.

1 comentário:

  1. Não correu bem!
    O FC Goa marcou e fez 2-1 aos 87 minutos de jogo. A vitória estava ali, mas o seu guarda-redes Kattimani fez um autogolo aos 90 minutos. O balde de água fria veio aos 91 minutos com um golo de um tal Mendoza. O Chennaiyin FC venceu por 3-2.

    ResponderEliminar