quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Haverá aviões a mais nos céus da Síria?

O Parlamento britânico decidiu ontem à noite o envolvimento na campanha aérea em curso na Síria contra o ISIS por uma maioria de 174 votos, depois de 397 deputados terem votado a favor e 223 deputados terem votado contra. Segundo refere a imprensa inglesa, designadamente The Herald, apenas 57 minutos depois dois Tornado GR4 largaram da sua base de Akrotiri em Chipre e regressaram três horas depois sem bombas.
Há três dias também o Parlamento alemão tinha aprovado o envolvimento da Alemanha no conflito sírio, com a participação de seis aviões Tornado que estacionarão na base turca de Incirlik, para além de um aparelho para reabastecimento aéreo, uma fragata que irá participar na protecção do porta-aviões francês Charles de Gaulle, que já está a actuar no Mediterrâneo oriental, para além de um total de 1200 efectivos terrestres que ainda não se sabe o que irão fazer.
Tal como acontece com a coligação liderada pelos Estados Unidos e com os russos, também a França tem uma assinalável presença aérea na região. Além disso, há os aviões do regime de Bashar al-Assad, mais os aviões turcos e os aviões chineses. É muito avião a voar por ali e não estará longe o dia em que alguns desses aviões se envolvam em tiroteio.
A acção militar implica sempre um correcto planeamento e muita coordenação. No caso da Síria/Iraque não se sabe quem coordena, nem o que coordena, o que se traduz por menor eficácia, maior custo e um elevado risco de incidentes do tipo daquele em que recentemente estiveram envolvidos aviões russos e turcos. É caso para perguntar se não serão aviões a mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário