quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Nazaré: ondas gigantes e ondas de prata

O promontório da Nazaré, sobre o qual se ergue o forte de São Miguel Arcanjo cuja origem remonta a finais do século XVI, é um dos mais interessantes miradouros naturais da costa portuguesa. Ele separa duas áreas oceanográficas bem distintas: a Praia do Norte e a praia da Nazaré.
Para norte, na Praia do Norte, há as ondas gigantes formadas no Canhão da Nazaré, um desfiladeiro submarino profundo que contrasta com a plataforma continental adjacente, que nos últimos anos se tornaram um ponto de encontro obrigatório para os surfistas das ondas gigantes de todo o mundo. Essas ondas tornaram-se a imagem de marca da Nazaré.
Para sul, na Praia da Nazaré, há uma extensa baía ao longo da qual se estende a vila da Nazaré, orlada por um areal onde as ondas se desfazem com um ímpeto bem diferente do que se passa do outro lado do promontório. Visto do alto do Sítio da Nazaré, o mar azul rebenta sobre o areal e oferece um espectáculo de cor argêntea, a justificar o nome de “costa de prata” que certos locais da costa adoptam para fins promocionais.
Se as ondas gigantes são a nova imagem de marca da Nazaré, nem por isso as bem mais suaves ondas de prata da Praia da Nazaré perderam o seu fascínio, como a fotografia documenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário