terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Língua portuguesa motiva a Extremadura

O jornal Hoy, que é o principal diário da Comunidade Autónoma da Extremadura e se publica em Cáceres e Badajoz, apresenta hoje na capa das suas edições um anúncio em que se destaca uma ilustração com a bandeira portuguesa que publicita um curso audiovisual de aprendizagem do português.
Quando se estimulam as jovens populações da Extremadura a aprenderem o português, a principal motivação será de ordem prática e natureza económica, prenunciando possivelmente a expectativa de uma mais intensa relação entre a Extremadura e Portugal nas trocas económicas, no turismo e noutros sectores. Esse estímulo à aprendizagem do português também resulta da semelhança entre o português e a língua castelhana o que facilita a aprendizagem, pois ambas derivam da língua nativa da Lusitânia e da influência causada pela sua longa ocupação pelos Romanos.
Além disso, a província romana da Lusitânia ocupou um espaço territorial que hoje se reparte pelo território português a sul do rio Douro e pela Extremadura, sendo evidente em muitas povoações de ambos os lados da fronteira as afinidades culturais e linguísticas.
Depois de tantos anos de rivalidade e de costas voltadas entre os governos de Lisboa e Madrid, são as realidades regionais que estão a dar sinais de aproximação, como parece demonstrar o anúncio publicado nas edições do Hoy.

Sem comentários:

Enviar um comentário