terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A modernização da cidade de Lisboa

A Segunda Circular (2ª Circular) é uma via rápida urbana que liga a parte oriental à parte ocidental da cidade de Lisboa, mais concretamente o Prior Velho (fim da A1) e a Buraca (início do IC19), numa extensão aproximada de dez quilómetros, constituindo um eixo rodoviário que agrega três avenidas em sequência: Avenida Marechal Craveiro Lopes, Avenida General Norton de Matos e Avenida Eusébio da Silva Ferreira. É considerada uma das nossas estradas com mais tráfego e com um alto índice de sinistralidade, que funciona como via de atravessamento urbano e que é utilizada por milhares de pessoas para chegar ou partir do Norte, para aceder ao aeroporto ou para se dirigir para os maiores estádios de futebol da cidade.
A gestão da 2ª Circular está a cargo da Câmara Municipal de Lisboa que decidiu intervir no sentido de resolver alguns dos seus problemas e os vários “pontos negros” no seu percurso. A sua proposta, que é hoje revelada pelo Diário de Notícias, está em discussão pública até ao próximo dia 15 de Janeiro, inclui a repavimentação em toda  a sua extensão o que permitirá diminuir o ruído automóvel em 50%, a reabilitação do sistema de drenagem, a renovação da sinalização para se tornar mais compreensível e a instalação de um novo sistema de iluminação que permitirá poupar até 60% no consumo de energia. Porém, o mais interessante do projecto, cujas obras se estimam durar 11 meses, é a instalação de um separador arborizado com 3,5 metros de largura em toda a extensão da via. Essa ideia parece-me genial e muito valorizadora da paisagem urbana.
A intervenção visa aumentar a segurança, a fluidez e a qualidade ambiental da via, mas também transformar as suas actuais características de auto-estrada numa via de carácter urbano, mas não convence alguns, nomeadamente o Automóvel Clube de Portugal. Eu, que não sou especialista, estou convencido e até entusiasmado.

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