quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

O desastre do Challenger 30 anos depois

No dia 28 de Janeiro de 1986, cerca de 73 segundos depois do seu lançamento no Centro Espacial John F. Kennedy, na Florida, o vaivém espacial Challenger explodiu com sete tripulantes a bordo e desintegrou-se sobre o oceano Atlântico.
O mundo que assistia a este acontecimento pela televisão, tal como cerca de 50 milhões de cidadãos americanos, comoveu-se com a brutalidade das imagens a que assistia em directo. Além dos seus seis tripulantes astronautas, participava naquela missão uma mulher chamada Christa McAuliffe, que era professora e não tinha formação específica como astronauta, estando previsto que desse aulas a partir do espaço para interessar a juventude no projecto espacial.
A circunstância de pela primeira vez participar nesse voo uma mulher como voluntária, tinha despertado a curiosidade dos americanos e contribuiu para acentuar o efeito emocional da tragédia. Como consequência deste desastre, foi nomeada uma comissão especial para o investigar e o programa espacial americano esteve suspenso durante 32 meses.
Provavelmente, a América e o orgulho americano nunca recuperaram deste choque!
Trinta anos depois, muitos jornais americanos evocaram nas suas edições de hoje a tragédia do Challenger, designadamente o diário The Denver Post, publicado na cidade de Denver no estado do Colorado.

Sem comentários:

Enviar um comentário