domingo, 31 de janeiro de 2016

Por onde já anda a nossa pobre soberania

As relações de Portugal com a União Europeia evoluiram num sentido que é lamentável, pois a humilhação e a perda de soberania já envergonham um país com nove séculos de história.
Os portugueses votaram no dia 4 de Outubro e fizeram uma escolha política que vai em sentido diferente da receita única de austeridade que vigorou desde o início da crise do euro e tão maus resultados teve, não só em Portugal, mas também nos outros países do Sul da Europa. Como é natural, em função das suas promessas eleitorais e dos acordos parlamentares realizados, não era de esperar que o novo governo preparasse um Orçamento do Estado de mera continuidade em relação ao anterior. Porém, quando o governo enviou para Bruxelas o esboço desse mesmo Orçamento, de imediato apareceram muitas críticas, quase todas no mesmo sentido. O Orçamento ficou sob "fogo cerrado" como titulou o Diário Económico. A Comissão Europeia veio dizer que o esboço não cumpria alguns critérios obrigatórios e, depois, foi o Conselho de Finanças Públicas, a UTAO e algumas agências de rating a deixar ameaças. Alguns partidos políticos que ainda não engoliram a sua derrota parlamentar e muitos comentadores rejubilaram com esta situação porque, dominados por uma cegueira ideológica, ainda não perceberam que não podemos estar de cócoras perante os mercados, as agências de rating e os burocratas de Bruxelas, que ninguém elegeu e ninguém sabe quem são. Tenhamos vergonha! Tenhamos dignidade!
Até à sua aprovação pela Assembleia da República o Orçamento é um documento aberto e susceptível de alterações. Não é aí que está o problema e não são os números, nem o carácter das previsões mais ou menos optimistas que estão em causa. O que está em causa é uma prática cada vez mais arrogante da Comissão Europeia e dos seus aliados internos, que se mostra incapaz de resolver os gravíssimos problemas que estão a ameaçar a coesão económica e social europeia, que se cala perante os comportamentos orçamentais franceses e italianos e que se atira a Portugal, entre outras coisas ridículas porque prevê um crescimento de 2,1%, quando aceitara um crescimento de 2,0% do anterior governo.
O caminho seguido nos últimos anos empobreceu o país, aumentou a dívida e desertificou o território. Votamos noutra coisa. O governo garante que os compromissos eleitorais e os acordos parlamentares são para cumprir, ao mesmo tempo que negoceia com a Comissão Europeia o esboço de Orçamento para 2016.  Esperemos que António Costa chegue a bom porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário