terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

A nossa juventude adere a boas causas

No último quartel do século XIX e nos primeiros anos do regime republicano, a recolha de fundos através de subscrições públicas de âmbito nacional foi uma prática muito frequente em Portugal, para financiar as mais diversas iniciativas. Assim, foi através desse tipo de subscrições que se adquiriram navios de guerra, se compraram aeroplanos, se criaram obras de assistência social, se construiram alguns monumentos e se ergueram muitas estátuas. Habitualmente, eram os grandes periódicos, como por exemplo O Século, o Diário de Notícias e O Comércio do Porto, que organizavam e dinamizavam essas acções de recolha de fundos que se enquadravam no comemorativismo ou no campo da benemerência e de que resultaram, por exemplo, as estátuas do Marquês de Pombal e de Camões, em Lisboa, a estátua equestre de D. Pedro IV no Porto e o Monumento aos Restauradores em Lisboa.
Os tempos são hoje bem diferentes e esse tipo de subscrições públicas de carácter nacional deixaram de ter os periódicos como seus dinamizadores, embora existam outros tipos de iniciativas muito beneméritas, como a recolha de alimentos do Banco Alimentar contra a Fome ou os peditórios nacionais da Cruz Vermelha Portuguesa e da Liga Portuguesa contra o Cancro.
Foi nessa linha de intervenção pública e ao abrigo da lei do mecenato que o Museu Nacional de Arte Antiga iniciou uma campanha de recolha de fundos para adquirir a “Adoração dos Magos”, considerada a obra-prima de Domingos Sequeira, pintada em 1828 e que pertence a colecionadores privados. Em boa hora o Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, de Leiria, convidou os 2.800 alunos das suas 16 escolas a participar na campanha de angariação de fundos, ao mesmo tempo que conheciam e davam a conhecer o pintor-patrono da sua escola. Em boa hora, o jornal Região de Leiria se associou a esta iniciativa de grande impacto educativo, cívico e cultural, dando-lhe uma dimensão regional, neste caso exemplar de mobilização da juventude por uma boa causa.

Sem comentários:

Enviar um comentário