sábado, 27 de fevereiro de 2016

Austrália: geopolítica e geoestratégia

No quadro da crescente influência chinesa no mar da China e na sua periferia meridional, mas também considerando a tensão na península coreana, o governo australiano do Primeiro-ministro Malcolm Turnbull apresentou um ambicioso “Defence’s White Paper shopping list”, hoje revelado pelo The Sydney Morning Herald. Trata-se, de facto, de um plano de rearmamento militar que prevê um investimento de 195 mil milhões de dolares australianos ($195 billion AUD) nos próximos dez anos. Ao câmbio actual e sem considerar as variações do valor do dinheiro ao longo desse período, esse investimento corresponde a cerca de 127 mil milhões de euros, o que é uma coisa só possível de acontecer num país muito rico.
A lista de material a adquirir é muito extensa e, para além de incluir 9 fragatas anti-submarinas, 12 navios-patrulha costeiros, 72 aviões F-35 e outros tipos de aviões e helicópteros, inclui 12 submarinos. Esses submarinos deverão ser construidos na Austrália e custarão $50 billion AUD (32 mil milhões EUR), estimando-se que os respectivos custos de manutenção ao longo da sua vida útil até meados do século XXI atinjam o dobro daquele valor, ou seja, o anunciado programa de novos submarinos custará cerca de $150 billion AUD.
Não deixa de ser curioso comparar o que se passou em Portugal com a compra de dois submarinos e o que está a acontecer na Austrália com a compra de doze submarinos para juntar à frota de doze unidades que já possui. Por cá foi a crítica e até a chacota da imprensa e da opinião pública, enquanto na Austrália se assiste ao elogio da decisão e a uma  manifestação de orgulho nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário