segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O deslumbramento do Carnaval brasileiro

Na generalidade dos países de tradição cristã está a viver-se o tempo do Carnaval mas, como se sabe, existem diferentes tradições ou culturas carnavalescas em cada lugar do mundo, com mais ou menos práticas outdoor e indoor, nuns casos de cariz mais popular e noutros casos de tendência mais sofisticada.
Por razões históricas os portugueses levaram o Carnaval para muitas regiões distantes de todos os continentes, nunca deixando de o festejar no seu próprio território. Assim acontece este ano, com festejos anunciados por toda a parte, desde Ovar a Loulé, de Torres Vedras a Estarreja, mas também nos Açores e na Madeira. A programação de todos os canais televisivos portugueses tem dedicado muitas horas à transmissão dos festejos carnavalescos que, muitas vezes, são verdadeiras manifestações de boçalidade e de profundo mau gosto.
Porém, é no Brasil que o Carnaval tem a sua maior expressão cultural em todo o país, sobretudo nas cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e Salvador, mobilizando o entusiasmo e até o delírio de milhões de pessoas nas ruas, nos sambódromos, nos clubes e por toda a parte. Porém, o Carnaval do Rio de Janeiro destaca-se e, por vezes, é considerado como o maior espectáculo da Terra. O seu mais expressivo ex-libris são as escolas de samba com os seus desfiles e as suas espectaculares fantasias, as suas indumentárias, as suas músicas e as suas danças, que constituem um caso único no mundo. Um deslumbramento de cor, de alegria e de vitalidade!
O Carnaval é uma grande festa para todos os brasileiros e uma grande atracção para o turismo e para a economia brasileira, pelo que toda a imprensa lhe dá o devido destaque, como sucedeu hoje com o diário Extra do Rio de Janeiro que parece apostar na Escola Beija-Flor, a campeã de 2015, para voltar a vencer este ano a competição entre as escolas de samba.

Sem comentários:

Enviar um comentário