sábado, 20 de fevereiro de 2016

R.I.P. Umberto Eco

Aos 84 anos de idade faleceu ontem em Milão o sociólogo Umberto Eco, uma das mais importantes figuras da cultura italiana dos últimos 50 anos, sobretudo como romancista e como académico. Os seus livros tornaram-no conhecido em todo o mundo e, de entre eles, destacou-se O Nome da Rosa, que se transformou num best-seller internacional traduzido em todo o mundo e que vendeu milhões de exemplares, tendo sido adaptado ao cinema. Para além desse romance, também O Pêndulo de Foucault e A Ilha do Dia Anterior constituiram grandes êxitos editoriais.
Porém, o nome de Umberto Eco também se tornou uma referência para a comunidade académica e, em especial, para os muitos milhares de licenciandos, mestrandos e doutorandos portugueses que encontraram no seu livro Como se faz uma Tese em Ciências Humanas, o apoio científico necessário para redigirem as suas dissertações académicas. Através desse livro tornei-me um grande admirador de Umberto Eco que, actualmente, era presidente da Escola Superior de Estudos Humanísticos da Universidade de Bolonha.
Por todo o mundo surgiram louvores aos méritos intelectuais de Umberto Eco e o  jornal Público homenageou muito justamente na sua edição de hoje o académico e o romancista, com uma fotografia na sua primeira página.

Sem comentários:

Enviar um comentário