domingo, 6 de março de 2016

Adeus Aníbal. Não nos deixas saudades!

Vai terminar o seu mandato o mais impopular presidente da democracia portuguesa e alguns milhões de cidadãos vão sentir-se aliviados depois de um longo tempo presidencial marcado pelo sectarismo, pela arrogância, pela insensibilidade social, pelo novo-riquismo e pela pequenez cultural e mediocridade cívica.
A impopularidade do filho do Teodoro de Boliqueime vinha de longe, quando falava com a boca cheia de bolo-rei e quando criou a doutrina do bom aluno, da submissão a Bruxelas e do deslumbramento pelos milhões dos fundos comunitários, que gerou a euforia cavaquista que o catapultou da Travessa do Possolo para o Palácio de Belém. Aí, Aníbal deslumbrou-se completamente e começou por abdicar da dignidade do seu salário para se encostar às suas pensões. Encheu-se de assessores, rodeou-se de gorilas e fartou-se de viajar. Nunca foi capaz de fazer um discurso cultural, nem soube revelar preocupações com a pobreza ou com a desigualdade. Distinguiu um agente da PIDE e ostracizou Salgueiro Maia. Falou das cagarras das Selvagens, das vacas que sorriem e do sabor da banana da Madeira. Lamentou-se pela reforma da mulher, faltou ao funeral de Saramago, disse que o BES não corria riscos e nunca se cansou de dizer, sobre tudo e mais alguma coisa, que já tinha avisado.
Durante cerca de dez anos optou por não ser o Presidente de todos os portugueses e ninguém esquece o seu discurso de posse, vingativo, sectário e divisionista. Não percebeu a sua função de garante da unidade e da coesão nacionais, assistiu passivamente à intervenção da troika e não teve uma palavra de conforto para as vítimas da austeridade, nem para os milhares de jovens que foram obrigados a emigrar.
Recentemente, Aníbal empunhou a bandeira do seu partido e fez tudo para não empossar o actual Primeiro-Ministro, mas o experiente e inteligente António Costa decidiu convidá-lo para simbolicamente presidir a um Conselho de Ministros. Fez bem, mas não deixou de ser uma valente bofetada de luva branca.
Aníbal acumulou fortuna e não vai regressar a Boliqueime porque tem agora uma nova mansão na famosíssima Praia da Coelha, enquanto em Lisboa vai ocupar um gabinete novo no Convento do Sacramento, sem se saber para quê. Aníbal foi um mau sonho que passou. Não vai deixar saudades nenhumas e, provavelmente, também não vai ter um lugar na História.

Sem comentários:

Enviar um comentário