quarta-feira, 2 de março de 2016

As eleições americanas estão na estrada

As eleições presidenciais americanas vão realizar-se no próximo dia 8 de Novembro para eleger o sucessor de Barack Obama, mas o processo eleitoral americano é tão complicado e, por vezes, tão diferente de estado para estado, que não me atrevo a tentar percebê-lo. A minha primeira dificuldade começa logo na constatação que, num país com mais de 300 milhões de habitantes, só haverá cerca de 70 milhões de eleitores recenseados. Até faz lembrar o Portugal de antes de 1974!
A campanha eleitoral dos candidatos Republicanos e Democratas arrasta-se durante alguns meses em eleições primárias que se realizam em todos os estados para escolher os delegados às convenções republicana e democrata, mas também os delegados ao colégio eleitoral que elegerá o Presidente. Ontem aconteceu a chamada Super Terça-feira, assim designada devido ao grande número de eleições estaduais que se realizaram e ao elevado número de delegados que foram eleitos para tomarem parte nas convenções nacionais dos partidos que escolherão o seu candidato.
Na corrida presidencial havia mais de duas dezenas de candidatos, mas depois de muitas desistências estão na corrida apenas cinco candidatos republicanos e dois candidatos democratas. Ontem, Ronald Trump pelos Republicanos e Hillary Clinton pelos Democratas acumularam vitórias que os posicionam muito favoravelmente para serem escolhidos como candidatos pelos respectivos partidos. Hoje, toda a imprensa americana como por exemplo o USA Today, destacam os resultados eleitorais da Super Terça-feira e publicam as fotografias de Trump e Clinton que, depois dos resultados de ontem, provavelmente se defrontarão no dia 8 de Novembro para ocupar o lugar que vai ficar vago na Casa Branca.

Sem comentários:

Enviar um comentário