terça-feira, 1 de março de 2016

Os jornais e os jornalistas da treta

Qualquer semelhança entre isto e um jornalista económico...
No passado dia 25 de Fevereiro a agência de notação financeira Moody's deu nota positiva à versão revista do Orçamento do Estado para 2016, considerando que a sua aprovação mostra "a capacidade e vontade do Governo em reverter o curso dos acontecimentos e apresenta um rumo fiscal mais realista que o apresentado no primeiro esboço do Orçamento". Esta opinião da Moody’s mostra que a negociação do Orçamento satisfez todas as partes envolvidas ou, dito de outra forma, foi bem negociado. Andávamos tão habituados a ver a Moody’s baixar o rating da dívida pública portuguesa e a prenunciar mais e piores desgraças financeiras, que este raríssimo e inesperado elogio nos surpreendeu, sobretudo depois da intensa campanha, por vezes caluniosa e insultuosa, que foi feita contra o Orçamento e contra o governo de António Costa.
Fiquei à espera de ver o que a imprensa ia dizer e, em especial, a imprensa económica. Porém, salvo duas ou três excepções que de forma ligeira trataram o assunto, não vi manchete, nem notícia, nem editorial, nem artigo de opinião. É certo que não li tudo, mas o que li foi suficiente para ver que os Gomes Ferreiras, os Antónios Costas, os David Dinizes e os Josés Manuel Fernandes se calaram. A notícia terá passado em algumas televisões mas, ao contrário do que aconteceu quando a agência canadiana DBRS poderia ter descido o rating da dívida portuguesa, agora ninguém tomou a iniciativa de ligar para a Moody’s para se perceber melhor esta sua surpreendente posição.
Hoje, o jornalista Nicolau Santos destacou-se uma vez mais como um profissional de excepção ao denunciar no Expresso este comportamento sectário da nossa imprensa e ao sugerir que aguardemos pelas futuras posições menos favoráveis das outras agências de rating, casos da Standard & Poor’s, da Fitch e da DBRS. Nem foi preciso esperar: hoje o Conselho de Finanças Públicas fez comentários ao Orçamento e os telejornais esqueceram tudo para abrir os noticiários com essa informação. Que tristeza!

Sem comentários:

Enviar um comentário