segunda-feira, 4 de abril de 2016

Brest, capital europeia das festas do mar

O jornal bretão Le Télégramme anuncia hoje o j-100, isto é, os cem dias que faltam para o início das Fêtes Maritimes que se realizarão em Brest entre os dias 13 e 19 de Julho, durante as quais são esperados mais de 1200 navios no porto.
Este festival, que a organização classifica entre les plus grands rendez-vous maritimes de la planète, realiza-se de quatro em quatro anos desde 1992. Concebido inicialmente como um festival específico para a vela tradicional, o festival tem alargado o seu âmbito e, actualmente, acolhe todo o tipo de navios, incluindo veleiros oceânicos, navios de guerra, navios de investigação científica e até quebra-gelos, para além dos mais modernos iates que a tecnologia tem criado. A própria base naval de Brest, apesar das questões de segurança que se levantam, aderiu a este festival e abrirá as suas instalações e os seus navios à curiosidade do público. Este ano esperam-se cerca de cinco dezenas de grandes veleiros de mais de 30 metros e, entre eles, o L'Hermione, que voltará a Brest depois do seu périplo americano do ano passado e cuja imagem serviu para o Le Télégramme ilustrar a sua edição de hoje, mas também les plus beaux voiliers russes, hollandais et portugais. Durante uma semana os nove quilómetros de cais serão transformados numa enorme floresta de mastrosque serão percorridos diariamente por cerca de 100 mil visitantes.  No festival deste ano, haverá cinco países e regiões com historial na navegação que serão particularmente destacadas como convidados de honra: os Países Baixos, Portugal, Rússia, Reino Unido e a Polinésia.
Segundo referiu a organização, o elevado custo do festival terá contrapartidas asseguradas e promoverá a notoriedade e a imagem de Brest como grande centro mundial das actividades marítimas ou como "capital europeia das festas do mar". Talvez pudéssemos aprender com as autoridades de Brest.

Sem comentários:

Enviar um comentário