terça-feira, 12 de abril de 2016

Feria de Sevilla, a grande festa andaluza

A Espanha teve eleições legislativas no dia 20 de Dezembro de 2015 mas, quase quatro meses depois, os seus líderes ainda não se entenderam quanto à chefia e composição do futuro governo, pelo que há quem aposte que terão que ser realizadas novas eleições. Porém, a vida corre com normalidade por todo o país e a cidade de Sevilha é bem o exemplo disso. Ainda não se fecharam as cortinas da Semana Santa e aí está a Feria de Sevilla ou Feria de Abril, para divertir os sevilhanos e os muitos milhares de turistas durante a corrente semana. 
No seu actual formato a feira realiza-se desde meados do século XIX num enorme recinto na margem ocidental do rio Guadalquivir. À entrada desse recinto é montado o pórtico da luz, uma fachada coberta com milhares luzes que todos os anos é diferente e que é o ex-libris da festa, com que a edição de Sevilha do diário ABC ilustra hoje a sua primeira página.  Depois surgem muitas centenas de casetas devidamente decoradas que constituem o elemento central da festa, onde as pessoas convivem, comem, bebem e dançam. O ambiente da feira é caracterizado pelo traje "obrigatório" das sevilhanas adornadas de colares, pulseiras e brincos e com uma flor na cabeça, mas também pelo estilo dos tratadores de gado e dos ganaderos, que se passeiam pelo recinto da feira a cavalo ou nas suas tradicionais carroças puxadas por cavalos.
No entanto, o outro ponto alto da festa são as corridas de touros que, todos os dias, se realizam na famosa Plaza de toros de la Real Maestranza de Caballeria de Sevilla, em que participam os mais famosos diestros da festa brava. Modernamente também o futebol entrou na festa, até porque o Real Bétis Balonpié e o Sevilha Fútbol Club moram ali ao lado.
A Feria de Sevilla foi inaugurada ontem à meia noite. Hoje e amanhã, a festa vai ficar suspensa pelo futebol, pois todos querem ver o Real Madrid-Wolfsburgo e o Atlético de Madrid-Barcelona.

Sem comentários:

Enviar um comentário