segunda-feira, 18 de abril de 2016

O Brasil tremeu com o voto dos deputados

O plenário da Câmara dos Deputados brasileira aprovou ontem a abertura do processo de destituição da Presidente Dilma Rousseff por 367 votos a favor, 137 contra, 7 abstenções e 2 ausências, numa sessão marcada por grandes protestos e por dura troca de acusações. Muitos milhares de brasileiros assistiram àquele espectáculo que foi transmitido por todo o país em écrans gigantes, num ambiente mais próximo do futebol e do carnaval do que da gravidade política da situação. A generalidade da imprensa brasileira, caso do Estado de S. Paulo, alinhou nessa onda de euforia pelo avanço do impeachment, mas nos jornais estrangeiros há um clima de apreensão pelo que pode acontecer no futuro, com a proximidade dos Jogos Olímpicos, a recessão económica e a crise generalizada, o que pode dar origem a uma grave situação política e social de radicalização e de contornos imprevisíveis.
No estrangeiro há sempre muita dificuldade em perceber o que se está a passar porque existe um grave problema interno no Brasil, que só os brasileiros poderão compreender e resolver. No entanto, a decisão dos deputados parece ser uma decisão desproporcionada e que abre o caminho não só à destituição da Presidente eleita do Brasil, mas também ao descrédito internacional do país e ao desprestígio das suas instituições. Para um português, que é um estrangeiro especial porque fala a mesma língua dos brasileiros, que compreendeu o que foi dito e que ouviu a gritaria e os insultos dos deputados, a dificuldade ainda é maior porque sabe que cerca de 60% dos deputados presentes na sala, incluindo o seu presidente Eduardo Cunha, têm causas pendentes na Justiça, algumas delas bem graves. Ninguém vai achar normal esta forma brasileira de deitar abaixo os seus Presidentes eleitos pelo povo: ontem foi Collor de Mello, hoje é Dilma Rousseff. Aqueles deputados foram longe de mais. A imprensa internacional está estupefacta. Ninguém compreende aquele julgamento político.
A partir de agora os amigos do Brasil ficam muito apreensivos com o que se possa passar.

1 comentário:

  1. As cenas da votação são absolutamente carnavalescas e inimagináveis ... que país será o Brasil, sempre tristemente adiado?

    ResponderEliminar