quinta-feira, 26 de maio de 2016

Continua a tragédia no mar Mediterrâneo

Aproveitando as condições meteorológicas favoráveis que se têm verificado no mar Mediterrâneo, intensificou-se o movimento de embarcações com gente que procura sair da Líbia para a Itália e, naturalmente, a precaridade dessas embarcações e o excesso de gente embarcada geram situações de elevado risco e, por vezes, de grande dramatismo.
Foi o que aconteceu nos dois últimos dias quando 23 embarcações foram auxiliadas pela Marinha italiana e foram salvas 5.600 pessoas que procuravam alcançar as costas italianas. Uma dessas embarcações com algumas centenas de pessoas a bordo emitiu um sinal de socorro quando ainda estava muito próximo das costas da Líbia. Quando o navio-patrulha italiano Comandante Bettica (P492) se aproximou para recolher os passageiros da embarcação, estes acorerram a um dos bordos, a embarcação desequilibrou-se e virou-se, caindo ao mar muitas centenas de pessoas. Esse momento de grande dramatismo foi fotografado pelo navio italiano que divulgou essas impressionantes imagens do acidente e que muitos jornais de todo o mundo hoje publicaram, embora não se perceba a razão porque a imprensa portuguesa ignorou essa notícia e preferiu destacar coisas menores.  The Guardian foi apenas um desses jornais. 
Naquela emergência também se aproximou o helicóptero da fragata Bergamini (F590) que colaborou na operação da recolha de náufragos, tendo sido resgatadas 562 pessoas que tinham caido ao mar e recuperados cinco cadáveres. Este acidente veio lembrar uma vez mais o problema dos refugiados e veio mostrar aos burocratas europeus que, se continuam distraídos, incompetentes e irresponsáveis, pode acontecer à Europa o mesmo que sucedeu à embarcação que saiu da Líbia, isto é, virar-se e atirar-nos ao mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário