terça-feira, 17 de maio de 2016

Nasceu o maior navio do mundo

No passado domingo, o maior navio de cruzeiro alguma vez construído no mundo, largou do porto francês de Saint-Nazaire e navegou para o porto inglês de Southampton, acompanhado por dezenas de pequenas embarcações e por muitos helicópteros, perante uma multidão calculada em 70 mil pessoas. Todos os grandes jornais franceses, como por exemplo Le Figaro, deram notícia deste importante acontecimento para a economia francesa, pois o Harmony of the Seas é um orgulho para a construção naval francesa.
O gigantesco navio custou mil milhões de euros, tem 362 metros de comprimento, 66 metros de largura e 72 metros de altura desde a linha de água, tendo capacidade para alojar 6.360 passageiros e 2.100 tripulantes. Nunca o conceito de cidade-flutuante tinha ido tão longe. Trata-se de uma obra-prima da arquitectura naval, tendo sido construido nos estaleiros STX France para a companhia americana Royal Caribbean International (RCI), uma filial do grupo RCCL que opera 24 navios de cruzeiro em todo o mundo.
Entretanto, o espaço vazio que o navio deixou nos estaleiros de Saint-Nazaire será ocupado a partir de agora por quatro novos navios de cruzeiros encomendados em Abril pela MSC por 4 mil milhões de euros, com entrega prevista a partir de 2022. É realmente uma alegria para a economia francesa.
O navio desloca 226 mil toneladas, tem 30 pés de calado (9,15 metros) e tem uma velocidade de cruzeiro de 23 nós. Até Outubro terá Barcelona por base, mas desconhece-se se escalará o porto de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário