sexta-feira, 13 de maio de 2016

O Brasil vencerá!

Consumou-se ontem de afastamento e abertura do processo de destituição de Dilma Rousseff e da tomada de posse de Michel Temer como Presidente da República Federativa do Brasil, como o diário Globo hoje noticia com grande destaque. Numa sessão que durou mais de vinte horas, houve 55 senadores que votaram pela destituição da Presidente, enquanto apenas 22 votaram contra essa destituição.
O assunto arrastava-se há várias semanas e vinha surpreendendo o mundo, impressionado pelo radicalismo com que estavam a ser tratados os erros ou os abusos de poder da Presidente da República, uma vez que ao contrário do que sucede com muitos deputados e senadores, não existem quaisquer acusações de corrupção contra Dilma Rousseff. Com esta decisão dos senadores, o Brasil ficou politicamente dividido e, no meio da sua grave crise económica, há agora sérios riscos da crise se transformar num problema social de grandes dimensões. Enquanto uns falam em golpe de Estado, outros falam num novo governo de salvação nacional, o que mostra como o Brasil está dividido. O facto é que foi destituida a primeira mulher que exerceu a presidência do Brasil, para que tinha sido eleita democraticamente, tendo sido substituida pelo seu vice-presidente que deu posse a novo um governo sem quaisquer mulheres, o que é um sinal de grande retrocesso social.
Vista deste lado do Atlântico, a preocupante situação política, económica e social brasileira não é fácil de compreender porque, de facto, “só quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro”. Nós aqui só podemos imaginar. Assim, temos que confiar que os nossos irmãos brasileiros saberão encontrar as melhores soluções para inverter a difícil situação em que estão envolvidos e que nós aqui apenas acompanhamos por aquilo que as televisões nos querem mostrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário