domingo, 15 de maio de 2016

Os responsáveis pela invasão do Iraque

A edição dominical do diário escocês Herald escolheu a sua edição de hoje – o Sunday Herald – para divulgar uma reportagem sobre o antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair e sobre a sua decisão de apoiar e participar na invasão do Iraque.
Nessa reportagem destacam-se as declarações de Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro do governo autónomo da Escócia que foi o principal patrocinador do referendo sobre a independència da Escócia, que se realizou em Setembro de 2014. Salmond afirma ter um plano para levar Tony Blair a julgamento no Tribunal Penal Internacional na Haia, o tribunal permanente criado em 2002 pelas Nações Unidas para julgar os mais graves crimes de guerra ou crimes contra a Humanidade cometidos por indivíduos.
Alex Salmond mostra ter boa memória e promete não esquecer, nem deixar esquecer, o gravíssimo erro cometido por George W. Bush e pelos seus aliados Blair, Aznar e Barroso que, obcecados pelas “armas de destruição maciça iraquianas” que afinal não existiam, decidiram invadir o Iraque e perseguir Saddam Hussein até à morte. A intervenção no Iraque não teve o apoio da França, nem da Alemanha, nem da Rússia, porque todos sabiam que a mentira tomara conta da situação. George W. Bush e Tony Blair também sabiam que era uma mentira e a cimeira das Lajes de 16 de Março de 2003 não passou de uma encenação a que o primeiro-ministro português José Barroso se sujeitou, ficando colado a essa mentira e às suas graves consequências para o mundo. Por tudo isto, será muito positivo que Alex Salmond leve a água ao seu moinho... e que Barroso, ao menos se cale.

Sem comentários:

Enviar um comentário