sexta-feira, 17 de junho de 2016

Lisboa e o feliz regresso dos jacarandás

Rua Castilho, em Lisboa
Os jacarandás floridos aí estão de volta e a dar cor e vida à cidade de Lisboa. Embora esta ano tivessem florido alguns dias mais tarde do que é o habitual, certamente devido às alterações climáticas, os jacarandás estão agora no seu esplendor e a desafiar os amantes da fotografia um pouco por toda a cidade, mas sobretudo nos sítios do costume, isto é, no Parque Eduardo VII, no Campo Pequeno, em Santa Apolónia, na avenida de D. Carlos I, na avenida 24 de Junho, na rua Rodrigo da Fonseca e em tantas outras ruas e avenidas.
É um verdadeiro festival de lilás a embelezar a cidade de Lisboa. As copas floridas das árvores deslumbram e, durante duas ou três semanas, oferecem um espectáculo de uma beleza singular, ao mesmo tempo que as pétalas que se libertam formam verdadeiros tapetes lilases que cobrem as ruas e as avenidas. Em boa verdade, o jacarandá merece um estatuto especial na cidade e bem poderia ser um dos seus ex-libris, tal como o Tejo, os corvos e a sardinha, o fado e os santos populares, o cacilheiro ou a Torre de Belém.
É certo que os jacarandás e as suas flores provocam alguma irritação nos automobilistas que estacionam nas proximidades pois tendem a manchar os seus automóveis, mas isso é muito pouco perante tão sugestivo espectáculo de cor. Viva o jacarandá!

1 comentário:

  1. Meu caro Adelino
    Só hoje dei com o teu blog e lembrei-me que, aquando da chegada da fragatas Meko, se plantaram no jardim do palácio do Alfeite dois jacarandás ( Pedro Álvares Cabral), 1 ácer ( Corte Real ) e 1 castanheiro da Índia ( Vasco da Gama).Espero que tais árvores ainda existam e que os jacarandás estejam a dar flores.
    Abraço amigo
    e. Gomes

    ResponderEliminar