quarta-feira, 1 de junho de 2016

O Brasil não acerta o passo e afunda-se

O Brasil não acerta o passo e o governo de Michel Temer perdeu o seu segundo ministro em apenas uma semana, como informa O Globo, o principal diário do Rio de Janeiro. Depois do senador Romero Jucá ter deixado o Ministério do Planeamento no passado dia 23 de Maio, foi a vez de Fabiano Silveira – o ministro que era o responsável pelo combate à corrupção    pedir a demissão do cargo de Ministro da Transparência, Fiscalização e Controlo, por suspeita de tentar interferir no processo em curso da operação Lava-jato, conforme as escutas que foram divulgadas. Vista de longe, esta situação é realmente preocupante com esta sucessão de fragilidades, a mostrarem que o afastamento provisório de Dilma Rousseff foi uma precipitação interesseira de alguns sectores políticos e sociais brasileiros, pois a alternativa política não existia ou não estava preparada para exercer o poder.
Entretanto, as agências internacionais vão debitando previsões assustadoras em relação ao futuro, ao mesmo tempo que, em comparação com o mesmo período do ano passado, se anuncia uma retracção do PIB de 5,4% e uma quebra no consumo das famílias de 6,3%, enquanto o desemprego atinge um novo record de 11,2%.
Nestas circunstâncias parece haver apenas a solução de novas eleições tão rapidamente quanto possível, para dar legitimidade ao poder, para travar o ciclo recessivo que está a tomar conta da economia e para impedir que a crise social alastre e se agrave. Por isso, força Brasil!

Sem comentários:

Enviar um comentário