sábado, 4 de junho de 2016

O gigante dos mares que não vem a Lisboa

O Harmony  of the Seas da Royal Caribbean, que é o maior navio do mundo com 331 metros de comprimento, navega hoje ao largo de Cartagena em direcção a Barcelona, para completar o seu cruzeiro inaugural de oito dias que se iniciou em Southampton. A bordo seguem 2394 tripulantes e 5475 passageiros, alojados em cabines espalhadas por doze dos dezassete pavimentos do navio, a confirmar que se trata realmente de uma cidade flutuante.
A viagem inaugural teve preços desde 999 dólares, escalou Vigo, Málaga e dirige-se para Barcelona, dando um bom contributo para a economia daquelas cidades espanholas. O jornal Málaga hoy destaca hoje a visita daquele gigante dos mares, tal como na véspera tinham feito os jornais galegos a propósito da escala em Vigo. Até Novembro o navio fará cruzeiros pelos portos mediterrânicos espanhóis, franceses e italianos. Depois, atravessará o Atlântico e a partir de Fort Lauderdale tem cruzeiros programados para as Caraibas até Abril de 2018.
Pelo menos até essa data, isto é, nos próximos dois anos o porto de Lisboa não vai ver o Harmony of the Seas. É uma pena, porque o facto de haver quase 6 mil passageiros a desembarcar em Santa Apolónia e a percorrer a cidade e arredores durante dez horas, seria um acontecimento económico e cultural muito importante para a vida da cidade, para além do que representaria em termos da chamada competitividade entre cidades..
Porém, nem tudo corre mal, pois a Royal Caribbean tem prevista a regular escala de alguns dos seus grandes navios em Lisboa. Sejam benvindos.

Sem comentários:

Enviar um comentário