sábado, 16 de julho de 2016

A Europa continua sob ameaça

O terrorismo conduzido por grupos radicais está a martirizar a Europa e, em especial, a França. Desta vez aconteceu em Nice, durante as celebrações do Dia Nacional da França, quando uma viatura pesada percorreu a avenida marginal da cidade a alta velocidade e, de forma deliberada, atropelou mortalmente algumas dezenas de pessoas.
Antes, a mesma crueldade tinha acontecido em carruagens do metropolitano, em casas de espectáculos ou em aeroportos, com o objectivo específico de espalhar o terror e o medo no seio da sociedade. A ameaça terrorista persiste e a insegurança está cada vez mais instalada nas nossas vidas. O problema do combate ao terrorismo não é francês nem belga, nem espanhol ou alemão. É um problema europeu, porque foi a Europa que criou as condições para o aparecimento desta triste realidade com as suas políticas económicas e sociais persistentemente erradas que se têm revelado incapazes de promover o crescimento económico e o emprego, ao mesmo tempo que se tornou refém dos mercados financeiros e dos especuladores. Os refugiados que fogem à guerra e à pobreza, fatalidades de que a Europa não pode excluir responsabilidades, vieram juntar-se aos milhões de europeus desempregados e sem futuro, muitos deles oriundos dos países do sul e, em especial, das regiões magrebinas.
Durante décadas a Europa utilizou essa mão-de-obra barata para crescer economicamente, mas nem sempre terá sido suficientemente justa com as suas políticas sociais de integração. Agora, sofre as consequências e vive um tempo de estagnação que, por vezes, até mostra sinais de declínio. Neste desesperante quadro que se agrava quotidianamente, como mostram os trágicos acontecimentos de Nice, há meia dúzia de burocratas europeus que insistem nas sanções a Portugal, porque em 2015 o défice orçamental ficou em 3,2% e excedeu em 0,2% o limite imposto pelo tratado orçamental. Nem o famoso Ministro da Informação de Saddam Hussein a anunciar vitórias iraquianas quando as tropas americanas entravam em Bagdadd, mostrou tanta cegueira!

Sem comentários:

Enviar um comentário