quinta-feira, 21 de julho de 2016

A falta de escrúpulos de José Barroso

A contratação de José Barroso para presidente não-executivo do Goldman Sachs já se transformou num escândalo internacional. Há um coro de protestos contra esta situação que desafia a moral e o bom senso, enquanto um grupo de cinco dezenas de eurodeputados decidiram requerer uma investigação às ligações de Barroso com a Goldman Sachs, durante o tempo em que ele presidiu à Comissão Europeia. Mesmo em Portugal, exceptuando um rapazola de Massamá e alguns dos seus raros seguidores, ninguém compreende que depois de ter presidido à Comissão Europeia durante dez anos, a sua ilimitada ambição o tivesse levado tão longe. Não lhe basta a reforma vitalícia de 132 mil euros anuais que a União Europeia lhe paga, nem as inúmeras avenças que recebe por isto e por aquilo. O homem ambiciona ser rico e quer milhões!
Porém, ao enveredar por um caminho tão sujo, aquele que foi o mordomo da Cimeira dos Açores que marcou o início da guerra do Iraque, revelou toda a sua vulgaridade e ausência de escrúpulos. Ele envergonha Portugal e abala seriamente a credibilidade do país e do seu povo.
José Barroso é em si mesmo uma história triste. Foi maoista e em 1975 acabou expulso do MRPP, na sequência de um roubo de mobiliário feito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Depois a sua vida política tem sido uma sucessão de habilidades e de jogos rasteiros e um deles, bem recente, foi ter conseguido um emprego no Banco de Portugal para o filho, sem qualquer concurso. A investigação requerida pelos eurodeputados deve ir para a frente, assim como o esclarecimento interno sobre o seu papel no apoio à guerra do Iraque
Hoje a revista Visão ajuda a compreender quem é Barroso e a natureza da carruagem em que embarcou para vergonha de todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário