sábado, 9 de julho de 2016

Aí está a festa que enlouquece Pamplona

Já começaram as Sanfermines, as fiestas de San Fermin da cidade basca de Pamplona. Até ao dia 14 de Julho, todos os dias pelas oito horas da manhã, realizam-se os famosos encierros, isto é, uma largada de touros ao longo de um percurso de 849 metros por três ruas do centro histórico de Pamplona que termina na praça de touros da cidade. Os encierros duram três a quatro minutos e deixam sempre alguns feridos atrás de si. Ontem foram sete, mas todos os anos há muitos feridos e, na história das Sanfermines, já estão registadas mais de uma dezena de mortes.
As festas têm uma origem muito antiga mas só se tornaram mundialmente conhecidas quando o escritor Ernest Hemingway, que ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1954, lhe dedicou em 1926 o seu livro The Sun Also Rises, que em Portugal foi traduzido como Fiesta e cuja narrativa decorre em grande parte em Pamplona durante as Sanfermines. Mais tarde, com o aparecimento da televisão e a globalização informativa, as festas tornaram-se mundialmente conhecidas e as imagens dos encierros popularizaram-se, embora muitas vezes revelem situações de grande violência.
As imagens que as televisões diariamente nos mostram das largadas de touros mostram o enorme entusiasmo que suscitam, mas também a sua elevada perigosidade, sobretudo para os muitos milhares de turistas que visitam a cidade, exactamente para enfrentar o desafio dos encierros.
Hoje, o Diário de Navarra dedica a sua primeira página às Sanfermines 2016 com uma expressiva fotografia.

1 comentário:

  1. Com o andar dos tempos tornei-me num adversário destes espectáculos bárbaros!

    ResponderEliminar