sábado, 2 de julho de 2016

Os dinheiros muito loucos do desporto

Aproveitando a maré de entusiasmo e a sede de informação gerada pelo EURO2016, o semanário francês L’Expansion dedicou a sua edição de Julho-Agosto aos dinheiros loucos do desporto e, na sua capa, apresenta Cristiano Ronaldo, como “o desportista melhor pago do mundo”. Como se trata de um português, o assunto suscita alguma curiosidade.
Acontece que há diversas listas com os nomes dos desportistas mais bem pagos do mundo, mas essas listas geralmente não são coincidentes porque são elaboradas com base em diferentes critérios, em que entram salários, contratos publicitários, direitos televisivos e outros rendimentos. Porém, a lista mais conceituada é a que é anualmente divulgada pela revista americana Forbes, que acaba de apresentar a sua versão actualizada para 2016, na qual pela primeira vez, desde há muitos anos, o atleta mais bem pago do mundo é um futebolista.
Esse atleta é Cristiano Ronaldo que, segundo a Forbes e a L’Expansion, facturou 88 milhões de dólares nos últimos doze meses, entre salários e contratos publicitários. É obra! É uma bênção, como diria a sua irmã, uma cantora de terceira categoria que insiste em fazer carreira. Em segundo lugar nessa lista aparece o futebolista argentino Leonel Messi, seguindo-se o basquetebolista americano LeBron James, o tenista suiço Roger Féderer, o basquetebolista americano Kevin Durand e o tenista sérvio Novak Djokovic. Contrariamente ao que é habitual, nos primeiros lugares deste ranking de atletas milionários não há gente do boxe, do golfe e da Fórmula 1.
Aqui temos, pois, uma ideia do que são os chamados dinheiros loucos do desporto.

Sem comentários:

Enviar um comentário