sábado, 30 de julho de 2016

Trump e Clinton: a campanha começou

No próximo dia 8 de Novembro vão realizar-se as eleições que escolherão o próximo Presidente dos Estados Unidos da América. Depois de vários meses em que se realizaram eleições primárias por todo o país e em que os diversos candidatos foram “ganhando delegados” ou desistindo, nas duas últimas semanas a situação ficou esclarecida. No dia 20 de Julho a convenção do Partido Republicano reunida em Cleveland escolheu Donald Trump, que aceitou a nomeação como candidato presidencial. Alguns dias depois, no dia 29 de Julho, a convenção do Partido Democrata reunida em Filadélfia escolheu Hillary Clinton, que aceitou a nomeação como candidata presidencial. Quer num caso, quer no outro, as nomeações constituiram um espectáculo mediático empolgante para quem neles participou e a imprensa americana tratou essas nomeações com grande destaque.
Agora a campanha vai começar. Apoiantes e adversários já começaram a movimentar-se com as suas máquinas de propaganda. Os dados estão lançados e a luta pelo voto popular vai ser intensa.
A eleição do Presidente dos Estadis Unidos é muito importante para o mundo e, em especial, para a Europa. Por isso, as nomeações de Trump e Clinton tiveram repercussões diferenciadas. Quanto a Donald Trump, temos assistido à sua ridicularização por se apresentar como um fanfarrão a roçar a ignorância, mas também pelas suas ideias que apontam para o regresso dos falcões e para o confronto do poder americano contra todos os que o desafiem. Já Hillary Clinton, que tem a seu favor o facto de ser a primeira mulher a disputar a presidência americana, usa a sua inteligência e a sua larga experiência política e diplomática para apresentar um discurso do agrado da classe média americana, mas também de uma Europa que receia a inexperiência de um milionário aventureiro a dirigir a nação mais poderosa do mundo.
O influente semanário francês Le Nouvel Observateur, tal como a generalidade dos europeus, não hesita na afirmação da sua simpatia por Hillary Clinton.

Sem comentários:

Enviar um comentário