quarta-feira, 17 de agosto de 2016

A guerra na Síria está a endurecer

A guerra contra o Estado Islâmico parece estar a entrar numa nova fase, com a intensificação dos ataques americanos na Líbia e dos bombardeamentos russos na Síria, parecendo haver uma mais forte reacção ao perigo que constitui o extremismo jihadista. Não tem sido difundida muita informação sobre o que se passa no terreno ou nas mesas de negociações, mas há notícias que referem a aproximação da Rússia à Turquia e, também, ao Irão. Neste caso, a utilização das bases iranianas pela aviação russa veio dar um poder acrescentado à sua intervenção e veio evidenciar que os principais aliados de Bashar al-Assad se decidiram a cooperar entre si.
Neste conflito que se desenvolve desde 2011 parece que estão “todos contra todos”, isto é, há guerra entre o governo sírio, os rebeldes que se opõem a Bashar al-Assad, os radicais islâmicos da Al-Qaeda e do ISIS e, ainda, as diversas potências estrangeiras que se envolveram na guerra. As centenas de grupos que combatem o governo sírio de forma não coordenada, com destaque para as forças extremistas do ISIS, parece estarem a perder terreno e daí a sua iniciativa de atacar a Europa com acções terroristas, havendo notícias de que se aperta o cerco às suas principais conquistas, nomeadamente Raqqa na Síria e Mossul no Iraque.
A utilização de bases iranianas por parte da aviação russa que alguns jornais noticiam hoje, caso do The Wall Street Journal, pode dar uma diferente dimensão à guerra e, quem sabe, abrir o caminho para a paz. As fotografias dos bombardeiros russos a largar a sua carga sobre os territórios sírios ocupados pelo ISIS, lembram os bombardeiros americanos que há cinquenta anos largavam as suas bombas sobre o Vietnam. Significa que as coisas estão a endurecer no terreno e o facto é que já morreram mais de duzentas mil pessoas e há mais de quatro milhões de refugiados sírios, mas a guerra não para.

Sem comentários:

Enviar um comentário