quinta-feira, 25 de agosto de 2016

A tragédia das catástrofes naturais

Enquanto os tanques turcos entram em território sírio e ficamos sem saber quais são os seus verdadeiros objectivos e qual a duração prevista dessa intervenção, aparentemente apoiada por americanos e russos, mais perto de nós a tragédia abateu-se sobre o centro da Itália, onde ocorreu um violento sismo com a magnitude de 6.2 na escala de Richter. Eram 03:36 horas e a população dormia, quando a terra tremeu durante 142 segundos e destruiu grande parte de Amatrice e Norcia, na região da Umbria. Sucederam-se dezenas de réplicas e muitas pessoas ficaram soterradas nos escombros, enquanto as equipas de resgate tiveram enormes dificuldades de acesso às zonas sinistradas.
O último balanço aponta para 247 mortos.
A imprensa internacional destacou esta tragédia com fotografias mostrando o desespero das pessoas e a enorme destruição que quase fez desaparecer algumas localidades. O título escolhido pelo diário la Repubblica é elucidativo da destruição causada pelo sismo: “como uma guerra”.  
Por se encontrar sobre uma zona sísmica, a Itália tem sido palco de muitas destas calamidades e este grave acontecimento vem mostrar que as catástrofes naturais podem acontecer em toda a parte, mesmo nos países mais desenvolvidos, onde supostamente existe toda a previsibilidade e protecção para estes casos. Por isso, não é preciso arranjar guerras de qualquer tipo, porque a Natureza se encarrega de espalhar a tragédia de vez em quando.

Sem comentários:

Enviar um comentário