sábado, 27 de agosto de 2016

Em busca de um entendimento na Síria

A edição do diário libanês al-akhbar que se publica em Beirute, destaca na primeira página da sua edição de hoje uma fotografia em que John Kerry e Serguei Lavrov se cumprimentam. Aquela fotografia tem a virtude de, por si só,  nos dar esperança para que acabe a guerra na Síria, não sendo necessário ler árabe para ter mais explicações. Hoje ninguém tem dúvidas que a continuação ou o fim da guerra dependem da vontade e das armas dos Estados Unidos e da Rússia.
De facto, a reunião ontem realizada em Genebra entre o Secretário de Estado dos Estados Unidos e o Ministro das Relações Exteriores da Federação Russa durou 12 horas e teve a crise síria como principal ponto da agenda. No final, em ambiente de grande cordialidade, os dois dirigentes anunciaram importantes progressos nas conversações, embora tivessem acentuado que ainda não houve acordo quanto ao fim das hostilidades, mas que vão ser procurados consensos nos próximos dias.
Numa declaração final, Kerry declarou estar satisfeito com os resultados do encontro e agradeceu a Serguei Lavrov pelo trabalho conjunto. Por sua vez, Lavrov informou que ambos concordaram em actuar junto das partes envolvidas no conflito, isto é, a Rússia junto do governo sírio e os Estados Unidos junto da oposição a Bashar al-Assad, no sentido de encontrar solução para o principal ponto de discórdia que continua a ser o futuro do presidente sírio: Moscovo – que apoia Damasco – defende que o país mergulharia no caos sem Bashar al-Assad, enquanto Washington é favorável ao afastamento do chefe de Estado, exigido pela oposição.
É caso para dizer “entendam-se”, mas depressa. Se necessário, vejam as catastróficas imagens da destruição de Aleppo e de tantas outras cidades sírias.

Sem comentários:

Enviar um comentário